Nota de pesar: Profa. Carmen Silvia de Arruda Andaló

06/07/2022 16:03

É com muito pesar que o Departamento de Psicologia comunica o falecimento da profa. Carmen Silvia de Arruda Andaló. Psicóloga, Psicodramatista, foi uma das professoras fundadoras do Departamento de Psicologia da UFSC, tendo tido um papel fundamental na construção e qualificação do Curso de Psicologia. Teve uma importante contribuição na área de Psicologia Escolar e Educacional, sendo pioneira no trabalho em prol de uma psicologia que atuasse contra as práticas de violência e medicalização da vida nas escolas e contra a produção do fracasso escolar. Além disso, foi protagonista no trabalho com grupos de estudantes, professores e pais nas escolas, desenvolvendo temas ainda pouco explorados na época, tal como a criação de uma linha de pesquisa que se propunha a abordar questões de sexualidade e gênero nas escolas e entre adolescentes. Coordenou o Laboratório de Educação e Saúde Popular, um dos laboratórios pioneiros do Departamento de Psicologia nos anos 90, e que ajudou a formar muitos dos professores que a sucederam no Departamento. A profa. Carmen Andaló deixa dois filhos, Carolina e Fábio.  Seu legado permanecerá entre nós. Sentiremos saudades. Obrigada por tudo Carmen!