1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio – COMIGRAR.

05/06/2014 10:29

Nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho de 2014, aconteceu em São Paulo/SP, a 1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio – COMIGRAR. O evento, organizado pelo Ministério da Justiça, Ministério do Trabalho e Ministério das Relações Exteriores, reuniu migrantes, refugiados, profissionais envolvidos na temática migratória, estudiosos, servidores públicos e diversas representações da sociedade civil que vivenciam a realidade migratória, para uma reflexão e aporte coletivo de insumos para a integração da temática da migração nas políticas públicas brasileiras.

Concomitante à Conferência, ocorreu a Feira Nacional de Práticas de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Experiências de Políticas Migratórias e Refúgio. A Feira teve por objetivos – por meio da exposição de programas, projetos e ações relacionadas à temática – estimular a troca de experiências bem sucedidas e ampliar o potencial de replicação e intercâmbio entre os envolvidos.

Na ocasião, a Clínica Intercultural, projeto de extensão do Departamento de Psicologia da UFSC, coordenado pela Profª. Drª. Lucienne Martins Borges foi parabenizado pelo Ministério da Justiça e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O projeto, que oferece atendimento psicológico especializado a imigrantes e refugiados, foi uma das 15 práticas selecionadas no âmbito nacional para expor seu trabalho na Feira. A Clínica Intercultural realiza suas atividades desde março de 2012 no Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI )da UFSC.

Allyne F. O. Barros (psicóloga e mestranda do PPGP – UFSC) e Márcio Jibrin (psicólogo e graduando da licenciatura em Psicologia – UFSC) foram os integrantes enviados para representar a Clínica Intercultural e o seu engajamento com a saúde mental dos imigrantes e refugiados em Santa Catarina, bem como para reforçar o compromisso da Universidade Federal de Santa Catarina com a comunidade por meio de seus projetos de extensão. A  Profª. Drª. Lucienne Martins Borges, que estava como delegada da COMIGRAR, também esteve presente na feira expondo o trabalho.

A Clínica Intercultural e o Departamento de Psicologia sentem-se privilegiados de terem participado deste importante momento histórico na agenda política brasileira concernente às novas políticas públicas de Imigração e Refúgio.