Moção de repúdio contra o racismo e de apoio ao combate ao racismo institucional

04/10/2022 08:46

O Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina vem expressar repúdio e indignação pela ato de racismo cometido dentro do prédio do Centro de Educação contra aluna estudante de pedagogia, até agora por indivíduo não identificado. Como psicólogas e  psicólogos sabemos dos efeitos que o racismo pode produzir  na subjetividade de suas vítimas, a exemplo da humilhação social e sofrimento psíquico derivado das condições de um rebaixamento público e político, que revelam a subordinação e prisão de um indivíduo aos estereótipos negativos associados ao seu grupo de pertença étnico-racial. Este rebaixamento muitas vezes é legitimado pelo silêncio das pessoas e instituições e, desta forma, acreditamos que é dever de todas as pessoas servidoras desta instituição repudiar este ato violento e nos colocarmos em solidariedade com a vítima. Neste sentido apoiamos as ações do Centro de Educação para o combate ao racismo institucional. Vale ressaltar que racismo é crime e, portanto, esperamos que o/a autor/a deste possa  ser identificado e responda judicialmente e administrativamente pelo mesmo.