Informativos

INFORMATIVO DO DEPARTAMENTO E DA COORDENADORIA DO CURSO DE PSICOLOGIA

Assunto: Conversão de Atividades para Disciplinas Optativas

Este informativo tem o propósito de facilitar o relacionamento dos alunos com a Coordenadoria do Curso.   
O Curso de Graduação em Psicologia é Coordenado pela Professora Edite Krawulski e Subcoordenado pelo Prof. Roberto Moraes Cruz. Compõe o Departamento a seguinte equipe de gestão: Prof. Carlos Augusto Remor – Chefe, Prof.  Edmilson A. Dias – Subchefe, Prof. José Baus – Coordenador de Ensino, Profª Kátia Maheirie – Coord. de Pesquisa, Profª. Ariane Kuhnen  – Coord. de Extensão, Prof. Edmilson A. Dias – Coord. de Estágios e a Profª Daniela R. Schneider – Coord. do SAPSI.

 

I. Conversão de Atividades Extracurriculares para Disciplina Optativa: Pesquisa em Psicologia (PSI-5800 ou PSI-5801)

Atividades de pesquisa, extensão, monitoria, pré-estágio ou estágio não obrigatório realizados pelos estudantes do Curso de Psicologia poderão ser convertidas como carga horária de disciplinas optativas, respeitados os seguintes procedimentos:

 

1. Apresentar relatório à Coordenadoria do Curso discriminando as atividades realizadas, o projeto no qual se insere, o nome do professor supervisor, a carga horária total e semanal do trabalho, o local e o período em que se desenvolveu;

2. Apresentar manifestação do professor à Coordenadoria do Curso em apoio a sua solicitação, atestando a veracidade das informações contidas no relatório e atribuindo uma nota ao desempenho do aluno;

3. Preencher requerimento solicitando a validação (formulário disponível na Coordenadoria);

O conjunto desses documentos será encaminhado à Coordenadoria do Curso que julgará a procedência do pleito, obedecendo aos seguintes critérios:

a) aprovação do projeto de pesquisa, monitoria, extensão, pré-estágio ou estágio não obrigatório, onde se inserem as atividades pelo Departamento de Psicologia;

b) carga horária total mínima de 90 (noventa) horas de atividades do aluno no projeto, para a disciplina PSI-5800, equivalendo a cinco créditos na habilitação Bacharelado, ou, carga horária total mínima de 54 (cinqüenta e quatro) horas de atividades do aluno no projeto, para a disciplina PSI-5801, três créditos na habilitação Formação Psicólogo;

 

 

 

 

 

 

 

II. Conversão de Participação em Eventos Científicos para Disciplina Optativa: Temas em Psicologia – habilitação Bacharelado

Procedimentos:

1. Apresentar o certificado ou comprovante de participação no evento, no qual deverá constar o período e carga horária;

2. Preencher requerimento solicitando a conversão (formulário disponível na Coordenadoria);

 

O conjunto desses documentos será encaminhado à Coordenadoria do Curso, que avaliará a possibilidade da validação, conforme segue:

PSI-5901 Temas em Psicologia I (2 créditos) = 36 h.

PSI-5902 Temas em Psicologia II (3 créditos) = 54 h.

PSI-5903 Temas em Psicologia III (4 créditos) = 72 h.

 

Os acadêmicos que forem pleitear estas modalidades deverão solicitar informações na Coordenadoria do Curso. O período para requerê-las é  o mesmo das etapas de matrícula;

 

Observações:

1. As solicitações deverão ser efetuadas rigorosamente dentro do prazo estabelecido. O aluno deverá acompanhar o andamento do requerimento para tomar ciência da decisão final que será atribuída pela Coordenadoria do Curso. Poderão ser somadas atividades diferentes para atingir o somatório desejado.

 

Por fim, solicitamos que os alunos compareçam nas dependências do Departamento de Psicologia, pois, para disponibilizar comunicações oficiais, afixamos vários murais, como por exemplo, da Coordenadoria, que é um espaço onde é divulgada a relação das disciplinas oferecidas no semestre, calendário acadêmico, encaminhamentos de formaturas, dentre outros. No mural de Estágios estão as comunicações pertinentes às normas, procedimentos e oportunidades de estágios. Além destes, há outros murais que possuem importantes informações acadêmicas.

 

Telefones: 3721.9283 e 3721.9363

E-mail: psico@cfh.ufsc.br

Home Page: www.cfh.ufsc.br/psicologia

Equipe administrativa: João Marcos Minatto, Jorge Cordeiro Balster, Terezinha de Jesus Borba e Vilson Artur de Souza.